O anúncio do sucessor do ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson na liderança do Partido Conservador será feito na próxima segunda-feira (05/09) às 12:30h, hora de Londres. O novo líder dos conservadores será o novo chefe de governo inglês.
A eleição consultou os 180.000 militantes do partido conservador que fizeram a escolha por voto postal. O período eleitoral foi encerrado às 17:00h desta sexta-feira (02/09).
O sucessor de Johnson será o décimo-quinto chefe de governo do reinado de Elizabeth II. O escolhido será recebido na Escócia na terça-feira (06/09) pela rainha, que deverá então indigitar o novo primeiro-ministro (ou primeira-ministra) para que forme um novo governo em seu nome enquanto líder do partido com maioria parlamentar.
O novo comandante do governo britânico terá imensos desafios, como a superação da inflação, o aumento do custo de vida, o agravamento dos problemas sociais e o desafio energético que se impõe aos países europeus. O escolhido (ou escolhida) será Liz Truss ou Rishi Sunak, os dois finalistas na corrida à liderança conservadora.