O Museu da Língua Portuguesa informa que será reaberto no sábado, 31 de julho. O museu que fica em São Paulo, na Estação da Luz, informa sobre o seu novo logotipo e faz o seguinte convite público à sociedade:
“Nesta nova fase do MLP, a vírgula — uma pausa ligeira, respiro — representa o recomeço de um espaço aberto à reflexão para todas, todos e todes os falantes, ou não, do nosso idioma: venham, voltamos!”.
O museu – que é de responsabilidade do Governo do Estado de S. Paulo – foi criticado por cometer um erro linguístico absurdo
Para justificar o uso de um vocábulo inexistente na Língua Portuguesa, o museu disse em nota:
“Desde sua fundação, em 2006, o Museu da Língua Portuguesa se propôs a ser um espaço para a discussão do idioma, suas variações e mudanças incorporadas ao longo do tempo. Sempre na perspectiva de valorizar os falares do cotidiano e observar como eles se relacionam com aspectos socioculturais, sem a pretensão de atuar como instância normatizadora. Nesse sentido, o Museu está aberto a debater todas as questões relacionadas à língua portuguesa, incluindo a linguagem neutra, cuja discussão toca aspectos importantes sobre cidadania, inclusão e diversidade”.
É o museu que se propõe a celebrar a língua trabalhando para a sua destruição.