O sargento da Polícia Militar reformado Januário Antunes Maciel morreu nesta segunda-feira (02/05). O ex-combatente da Segunda Guerra Mundial faleceu aos 100 anos de idade em Dourados, a 235 km de Campo Grande, onde vivia com a esposa e filhos. As causas da morte não foram divulgadas pela família.
Januário era natural da cidade de Ponta Porã (MS) e foi combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Ele nasceu em 1922 e, aos 22 anos (1944), integrou como voluntário, o 1º Regimento de Infantaria, conhecido por Regimento Sampaio.
Januário participou de momentos históricos como as batalhas de Monte Castello e de La Serra. Atingido por um tiro na perna, ele retornou ao Brasil.
O comando do 3º Batalhão de Policia Militar de Mato Grosso do Sul, onde o Sargento PM Adayde, um dos filhos de Januário é lotado, manifestou o pesar em suas redes sociais e lamentou a perda deste herói brasileiro.
“Apesar do centenário completo há alguns meses, lamentamos a perda do 3º Sargento PM reformado Januário Antunes Maciel, ultimo ex-combatente da 2ª Guerra Mundial e um verdadeiro herói“, disse a nota do comando.
Januário era o último combatente da FEB ainda vivo.
EM MENOS DE UM MÊS MORRERAM OS TRÊS ÚLTIMOS EX-COMBATENTES
Na quarta-feira passada (27/04), morreu aos 101 anos, Aribides Rodrigues Pereira, outro ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que embarcou para a Itália em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.
Aribides morreu após ter complicações do sistema urinário. Ele já havia sido internado por outras razões nos últimos anos e chegou a realizar uma cirurgia de ponte de safena.
Outro herói brasileiro que participou da Segunda Guerra Mundial, Victório Nalesso, faleceu na terça-feira, 12 de abril, aos 99 anos de idade. Ele faleceu em Itapetininga (SP) e a causa da morte não foi revelada.