O consagrado pianista brasileiro Nelson Freire morreu na madrugada desta segunda-feira aos 77 anos. A notícia foi confirmada por sua empresária. Nelson Freire foi um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos. Sua carreira o levou aos principais palcos do mundo.
Nelson faleceu em sua casa no Rio de Janeiro. Ele havia sofrido um acidente durante uma caminhada no Rio de Janeiro em 2019 e passou por cirurgias no ombro. Seu retorno aos palcos estava previsto para o ano passado, mas os recitais foram cancelados por conta da pandemia.
Recentemente ele já havia cancelado sua participação como jurado do Concurso Chopin de Varsóvia.
Freire era mineiro da cidade de Boa Esperança. Seu talento foi revelado desde cedo, tendo começado a tocar piano aos três anos. Isso fez com que a família se mudasse para o Rio de Janeiro para que ele aprimorasse os estudos. Logo aos 12 anos foi finalista do Primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Com isso, ganhou uma bolsa de estudos na Europa e se mudou para Viena em 1959, onde teve oportunidade de estudar com o pianista Bruno Seidlhofer.
Muito premiado, Nelson Freire desenvolveu uma brilhante carreira internacional, com apresentações em mais de 70 países. Nelson Freire tocou com orquestras como as filarmônicas de Berlim, Londres, Nova York e Israel, a Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdam, a Gewandhaus de Leipzig e as Orquestras de Munique, Paris, Tóquio, São Petersburgo, Viena, Boston, Filadélfia, Cleveland, Los Angeles, Chicago e Montreal.