O historiador José Murilo de Carvalho na madrugada deste domingo (13/08). O membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) não resistiu a complicações de uma infecção por COVID-19. Ele tinha 83 anos e estava internado no Hospital Samaritano, no Rio (RJ).
O velório começará às 9h desta segunda-feira (14/08) na ABL, no Centro do Rio. Em seguida, às 13h, o corpo do historiador será enterrado no mausoléu da ABL, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense.
Quem foi José Murilo de Carvalho?
O historiador era considerado um dos maiores intelectuais brasileiros da atualidade. José Murilo era mineiro, bacharel em sociologia e política pela UFMG e mestre em ciência política pela Universidade de Stanford, na California. Era especialista sobre o período do Império Brasileiro.
Foi professor e pesquisador visitante nas universidades de Oxford, Leiden, Stanford, Irvine, Londres, Notre Dame, no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, e na Fundação Ortega y Gasset em Madrid.
Também foi professor emérito da UFRJ e pesquisador emérito do CNPq. Eleito para a ABL em 2004, fazia parte também da Academia Brasileira de Ciências e escreveu 19 livros de grande relevância acadêmica.
_____
Em seguida, leia também:
- Muito além de tirar fotos: outras funções da câmera do iPhone
- DREX, moeda digital brasileira, é apresentada pelo BC; entenda
- WhatsApp anuncia compartilhamento de tela em chamadas de vídeo