O ex-governador paulista Luiz Antônio Fleury Filho (foto), morreu nesta terça-feira (15/11) na Cidade de S. Paulo. Fleury tinha 73 anos de idade. A informação de sua morte foi confirmada pelo seu partido, o MDB, que divulgou uma nota lamentando a perda. Ainda não há notícias sobre a causa da morte.
“Lamentamos a morte de Luiz Antônio Fleury Filho, que foi governador de São Paulo entre 1991 e 1994. Foi deputado, promotor Justiça e professor. Filiado ao MDB-SP, ele era membro da Executiva Estadual. Nossas condolências a familiares e amigos. Baleia Rossi, presidente do MDB”, diz a nota do MDB.
Integrante do Ministério Público, Fleury participou da diretoria da Associação Paulista do Ministério Público entre 1980 e 1986 como vice e como presidente e da Confederação Nacional do Ministério Público, entre 1981 e 1983.
Ocupou o cargo de secretário da Segurança Pública de S. Paulo de 1987 até 1990. Foi eleito governador em 1990 e depois foi deputado federal duas vezes pelo PMDB.
Sua gestão ficou marcada pela rebelião da Casa de Detenção do Carandiru, que terminou com a morte de 111 detentos. Em 2019, Fleury afirmou ter gratidão ao Presidente Jair Bolsonaro, que o apoiou após o massacre promovido pela imprensa contra ele por conta da operação que deu fim à rebelião.