A Rainha Elizabeth II do Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte e soberana do Commonwealth morreu nesta quinta-feira (08/09) aos 96 anos. A rainha morreu em uma de suas residências que localiza-se em Balmoral, na Escócia. A causa da morte ainda não foi divulgada.
A monarca detinha o mais longo reinado da história inglesa e o segundo mais longo da história das monarquias. Seu filho mais velho, o até então Príncipe de Gales Charles, é o novo Rei. Ainda não se sabe se ele adotará um novo nome ou se será Charles III. Elizabeth reinava desde 1952, quando seu pai, o Rei Jorge VI, faleceu.
Conhecida por sua disciplina no serviço ao país, Elizabeth trabalhou até às vésperas da sua morte, tendo recebido a nova primeira-ministra eleita na última terça-feira (06/09) em atenção à liturgia da investidura dos chefes de governo. Ao todo, foram 15 primeiros-ministros durante seu reinado, sendo três mulheres. Curiosamente, a nova primeira-ministra Liz Truss também se chama Elizabeth.
Um dos últimos atos de Estado de Elizabeth II foi uma mensagem dirigida aos brasileiros por meio do Presidente da República Jair Bolsonaro saudando os 200 anos da Independência do Brasil. Leia a mensagem abaixo:
“Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”.