Morreu nesta terça-feira (21/02), aos 79 anos, Iris de Araújo Rezende Machado, ex-deputada federal e ex-primeira-dama do estado de Goiás. Dona Iris estava internada no Hospital Albert Einstein em função de uma infecção nos rins.
Dona Iris era viúva do ex-governador goiano Iris Rezende, que morreu em novembro de 2021 em decorrência de complicações de um AVC e infecção. Além de casados, eles eram homônimos.
Dona Iris, deixa três filhos. Ela foi deputada federal entre 2007 e 2015. Nascida em 7 de maio de 1943, em Mato Grosso do Sul, a ex-primeira-dama era filiada ao partido MDB. Sua formação era em artes visuais na Universidade Federal de Goiás.
Nas redes sociais, personalidades políticas lamentaram a morte de Dona Iris. “Viúva do saudoso Iris Rezende, com quem foi casada por mais de 50 anos, Dona Iris exerceu grande protagonismo na política goiana“, disse o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UNIÃO). “Fomos colegas na Câmara Federal e testemunho que ela exerceu seus mandatos coragem e altivez. Dona Iris foi sempre uma voz em defesa do povo goiano“, completou.
O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, também honenageou Dona Iris. “Companheira de vida e de luta de Íris Resende (1933-2021), Dona Iris sempre teve forte atuação nas áreas social e cultural, e na defesa da democracia. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e ao povo de Goiás“, disse.