InícioEsportesMaguila morre aos 66

Maguila morre aos 66

Publicado

O pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24/10) aos 66 anos, na cidade de São Paulo (SP). Maguila foi vítima das complicações de uma demência pugilística.

O ex-lutador já sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), uma doença similar ao mal de Alzheimer, que é causada por repetitivos golpes na cabeça. Essa é uma doença que afeta, principalmente, ex-atletas de boxe.

A esposa de Maguila, Irani Pinheiro, confirmou a morte do marido à TV Record. 

O início da carreira de Maguila no esporte ocorreu com a ajuda do finado narrador e empresário Luciano do Valle. A Luqui, empresa de Luciano, assessorava o atleta e o ajudou colocando-o para treinar com o famoso treinador americano Angelo Dundee, o mesmo que treinou mitos do boxe como Muhammad Ali, George Foreman e Jimmy Ellis.

VIDA

Maguila nasceu no dia 11 de julho de 1958, em Aracaju (SE). O apelido de Maguila surgiu quando novo por sua semelhança com um personagem de desenho animado.

Ao longo dos 17 anos em que lutou, alcançou os seguintes números: 85 lutas, 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. Carismático, muitas de suas entrevistas ficaram gravadas na história, e conquistaram o público.

A CARREIRA DE MAGUILA

Adilson Maguila iniciou sua carreira no boxe em 1979, com sua primeira luta ocorrendo em 1981 na “Forja de Campeões”, o mais prestigiado evento de boxe do Brasil, liderado pelo técnico Ralph Zumbano, tio do ídolo de Maguila, Éder Jofre.

Em 1983, ele conquistou seu primeiro título brasileiro ao derrotar Waldemar Paulino no icônico ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, mantendo-se no topo até 1995. Em 1984, ele se tornou campeão sul-americano ao nocautear o argentino Juan Antonio Figueroa no primeiro round, também no Ibirapuera, e manteve esse título por uma década.

No ginásio do Parque São Jorge, em 1985, Maguila perdeu sua invencibilidade para o argentino Daniel Falconi. Contudo, vingou a derrota no ano seguinte, encerrando a carreira de Falconi no mesmo local.

Maguila também conquistou o cinturão das Américas pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC) em 1986, e os títulos da América Latina pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e pela Federação Internacional de Boxe (IBF) em 1996. Embora não tenha vencido em uma das quatro principais organizações mundiais, ele se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados ao derrotar Johnny Nelson em 1995 pela Federação Mundial de Boxe (WBF).

Maguila encerrou sua carreira em 2000, sendo nocauteado por Daniel Frank em sua despedida dos ringues em 29 de fevereiro daquele ano.

GRANDES COMBATES DE MAGUILA

Em 15 de julho de 1989, ele enfrentou Evander Holyfield, atraindo a atenção de todo o Brasil. Apesar de um bom início, sofreu nocaute no segundo round. Além disso, no ano seguinte, em 16 de junho de 1990, Maguila enfrentou George Foreman em Las Vegas. A luta foi preliminar a de Mike Tyson e Henry Tillman. Com 36 vitórias no cartel, Maguila sofreu nocaute de Foreman também no segundo round.

Em 2020, relembrou com humor seus duelos contra grandes nomes do boxe, especialmente sua luta contra Foreman. “Falar sobre o Foreman é pensar em cair de novo. Só em falar dele dá vontade de cair”, brincou, destacando a dificuldade do combate.

Relembre a vitória por nocaute de Maguila sobre Mark Lee em 1988:

Últimos Artigos

Mauro Cid prestará novo depoimento nesta semana

O tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, prestará...

Morre Agnaldo Rayol

O cantor Agnaldo Rayol morreu nesta segunda-feira (04/11) aos 86 anos. Rayol sofreu uma...

Tribunal do Juri condena assassinos de Anderson Gomes e Marielle Franco

O 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou nesta quinta-feira (31/10) os...

Grande incêndio destrói shopping no Brás, em São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping 25 de Março, localizado no Brás,...

Mais notícias

Mauro Cid prestará novo depoimento nesta semana

O tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, prestará...

Morre Agnaldo Rayol

O cantor Agnaldo Rayol morreu nesta segunda-feira (04/11) aos 86 anos. Rayol sofreu uma...

Tribunal do Juri condena assassinos de Anderson Gomes e Marielle Franco

O 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou nesta quinta-feira (31/10) os...