A conservadora Liz Truss (foto) é a nova primeira-ministra do Reino Unido. Truss venceu Rishi Sunak na eleição interna do Partido Conservador. Ela substituirá Boris Johnson. A escolha do partido foi anunciada às 12:30h do horário de Londres nesta segunda-feira (05/09).
Ex-ministra das Relações Exteriores, Truss obteve 57,4% dos votos, um total de 81.326 votos, contra 60.399 de Rishi Sunak.
“Vou entregar um plano ousado para cortar impostos e crescer nossa economia. Vou responder à crise energética, lidando com as contas de energia das pessoas, mas também lidando com as questões de longo prazo que temos sobre o fornecimento de energia. E eu vou entregar no Serviço Nacional de Saúde”, disse a primeira-dama.
“Tomarei medidas ousadas para todos nós passarmos por esses tempos difíceis, aumentar nossa economia e liberar o potencial do Reino Unido”, completou.
Truss é a terceira mulher a chefiar o governo do Reino Unido. A primeira foi Margaret Thatcher, que governou entre 1979 e 1990. A segunda foi Theresa May, entre 2016 e 2019. A chefe de Estado do Reino Unido, como se sabe, também é uma mulher, a Rainha Elizabeth II.