O deputado federal lulista André Janones (AVANTE/MG) foi ao Palácio do Planalto no início da tarde desta quinta-feira (25/08) e simulou uma confusão com seguranças da Presidência da República (GSI). Janones fingiu ter havido um tumulto com a segurança para vitimizar-se em um vídeo e voltar a repetir a fake news de que Bolsonaro irá acabar com o Auxílio de 600 reais no final do ano.
Janones, que foi denunciado por agressores nesta semana por assédio moral, tentou criar um fato para desviar a atenção para as denúncias e, ainda, voltar a sustentar a fake news que ele e Lula criaram sobre o Auxílio.
“Pau quebrando! Fui cobrar o presidente Bolsonaro pelo fim do auxílio emergencial e para as mães solteiras e ele mandou os capagans armados pra cima de mim! Do auxílio emergencial e para as mães solteiras e ele mandou os capangas armados pra cima de mim!”, diz o parlamentar em vídeo constrangedor no Facebook.
O chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Heleno, responsável pela segurança da Presidência da República, se manifestou no fim da tarde a respeito do episódio. Ele afirma que o deputado usou palavras agressivas em relação a Bolsonaro, mas os agentes de segurança o ignoraram.
“Quer desviar o foco de suas angústias e percalços. Lamentável. Espero que se cure, para seu próprio bem!”, escreveu Heleno.