O partido “Irmãos da Itália” de Giorgia Meloni venceu as eleições italianas desse domingo (25/09). A conservadora de 45 anos será a primeira mulher a governar da Itália.
As primeiras projeções indicam que o “Irmãos de Itália” saiu-se vencedor das eleições gerais com 22% a 26%. O partido tem maioria garantida no Parlamento, pois formará coligação de direita com Silvio Berlusconi (Forza Italia) e Matteo Salvini (Liga Norte).
Meloni já fora a mais jovem ministra da história italiana aos 31 anos. Declaradamente contra o assassinato de nascituros no ventre da mãe e contra o que chama de “lobbies LGBT”, ela também opõe-se ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e à adoção homoparental.
Entre suas propostas está o fechamentos das fronteiras aos imigrantes. “Sim à universalidade da cruz, sim às fronteiras seguras, não à violência islamista“, é o seu principal brado em quase todos os comícios.
Entre os grupos à Esquerda, o Partido Democrático foi o segundo mais votado (17% a 21%), mas sem perspectiva de coligações que lhe deem a maioria, já que seus possíveis aliados do Movimento 5 Estrelas terão percentual entre 13,5% e 17,5% dos votos.