Os elogios do diretor do filme “Marighella”, Wagner Moura, no programa Roda Viva, feitos à preparadora de elenco do longa metragem, Fátima Toledo, causaram revolta em alguns colegas do diretor.
A atriz Denise Weinberg foi uma das que mais se indignaram. Ela criticou a postura de Wagner Moura e disse que Fátima – acusada de ser verbal e até fisicamente agressiva – era uma “pessoa do mal”. Compartilharam da indignação de Denise, o diretor de teatro Luiz Antonio Rocha e ganhou apoio de grandes nomes da TV como Drica Moraes, Beth Goulart, Alexandra Richter e Armando Babaioff.
“Péssima“, disse Drica Moraes. Babaioff desabafou: “Tive uma única experiência e o que posso dizer é que foi extremamente desagradável, tanto ela quanto o assistente dela na época. Até hoje penso no que aconteceu naquela sala de ensaio“.
Ernani Moraes afirmou querer distância de Fátima que, segundo ele, tem um “método abusivo” ao lidar com os atores. “Quero Distância dela e de seu método abusivo.”
O desabafo de Denise Weinberg criticava inclusive Moura, que tem trilhado uma carreira internacional. Ela disse que sofreu uma hemorragia devido ao método da preparadora.
“Wagner Moura, com todo respeito, apesar de você morar em Los Angeles, a pior cidade do mundo para atores de teatro e do ofício (talvez seja boa para ganhar dinheiro), não posso deixar batido sua opinião no Roda Viva sobre Fátima Toledo (preparadora de elenco, hein?), uma pessoa do mal, que não entende nada sobre nosso ofício, que me provocou uma hemorragia muito séria por suas condições bárbaras de treinamento, dignas de uma fascista e torturadora. Não consigo entender sua defesa por esse ser que deveria e já está fora do nosso meio, graças a Deus”, desabafou.
PREPARAÇÃO
Fátima Toledo é conhecida por dar tapas na cara, jogar água e usar palavras agressivas com o objetivo de extrair dos atores a verdade e um envolvimento maior com o personagem.
Wagner Moura foi preparado por Fátima em Tropa de Elite e chamou a profissional para preparar o elenco de Marighella, filme dirigido por ele. “Eu admiro muito, me ensinou muito… É uma parceira. Eu trabalhei algumas vezes com a Fátima. Quando resolvi fazer o teste de elenco, para mim não importava só o talento, mas queria conhecê-los para ter perto de mim pessoas que pensassem o filme comigo. Isso se encaixa perfeitamente no que a Fátima faz. Tanto que os nomes dos atores acabaram se tornando o nome dos personagens.“
Aparentemente, a preparadora de elenco se inspirou no personagem principal do filme para desenvolver seu trabalho.