Governo Bolsonaro entregará mais 5 milhões de doses de vacina nesta semana

0
239
Foto: EBC.

O Governo Federal entregou nesta quarta-feira (14/04) um lote de 2,2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneza contra a COVID-19. Bolsonaro espera entregar nesta semana um total de 5 milhões de doses com as 2,8 milhões que estão previstas para sexta-feira (16/04).

A Fundação Instituto Oswaldo Cruz, responsável pela fabricação, precisou ser pressionada devido a uma estranha lentidão na produção dos imunizantes. Com a pressão, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), setor da FIOCRUZ que produz o imunizante, fará a maior entrega desde que começou a produção.

Com a produção desta semana, o Governo Bolsonaro terá entregue mais de 10 milhões de doses de vacinas produzidas na Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro. Outras quatro milhões de doses da vacina foram importadas da Índia e passaram pelo instituto apenas para serem rotuladas em português.

Das doses liberadas nesta quarta-feira, cerca de 10% ficarão no Estado do Rio de Janeiro. As demais serão distribuídas com as demais unidades da Federação. A previsão para o mês de abril é da entrega de um total de 18 milhões de doses de vacinas. Para isso, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, está fiscalizando constantemente os trabalhos na FIOCRUZ para evitar que motivações políticas atrapalhem a produção.

A expectativa é que as entregas aumentem nos próximos meses, podendo chegar a 21,5 milhões em maio, 34,2 milhões em junho, e 22 milhões em julho. Bolsonaro pretende cumprir a meta de produzir 100,4 milhões de doses a partir do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado pelo Ministério da Saúde, conforme acordo de encomenda tecnológica firmado com a farmacêutica AstraZeneca. Além disso, no segundo semestre, o Governo prevê produzir 110 milhões de doses com IFA 100% nacional.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here