Apesar dos erros injustificáveis no primeiro turno, a TV Globo contratou nova pesquisa do IPEC (o antigo Ibope) para aferir as intenções de voto no segundo turno das eleições presidenciais. A emissora vai pagar 237 mil reais e será divulgada na próxima quarta-feira (05/10). As informações são do TSE.
A última sondagem divulgada desta empresa de pesquisas foi no último sábado (1°/10) e previa a vitória de Lula da Silva (PT) com 51% com uma vantagem de 14 pontos sobre Jair Bolsonaro, que teria 37%. Porém, no resultado eleitoral foram apenas 5 pontos percentuais de diferença (Lula 48,4% x Bolsonaro 43,2%).
A nova contratação da Globo é de uma sondagem quantitativa a ser realizada com entrevistas pessoais e aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado, dividido em sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado. A margem de erro, teoricamente, será de 2 pontos.
O IPEC não foi a única empresa a errar. Datafolha, Ipespe e Quaest também apontavam 11 pontos ou mais de diferença.