General Heleno: “artigo 142 pode ser usado”

0
1674
Foto: EBC.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Augusto Heleno, falou em entrevista à Radio Jovem Pan que o artigo 142 da Constituição existe e, se existe, e pode ser usado, se necessário.

Disse Heleno: “O artigo 142 é bem claro, basta ler com imparcialidade. Se ele existe no texto constitucional, é sinal de que pode ser usado. Na situação atual, não acredito que haverá intervenção. Estão acontecendo provocações, de uma parte e outra parte, isso não é aconselhável porque cria um clima tenso entre os Poderes; e entra ainda o Legislativo como mais um complicador da situação. Acho importante criarmos um ponto de equilíbrio e o cuidado de não cometer excessos. Nenhum dos poderes. A intervenção poderia acontecer em momento mais grave”.

Disse, ainda, Augusto Heleno: “O artigo não diz quando os militares devem intervir, mas diz que é para manter a tranquilidade do país. E pode acontecer em qualquer lugar. Não há planejamento. Mas o ideal é que isso não venha ser utilizado. O que a gente tem que torcer é que ele não seja empregado porque será algo inédito e com todas as circunstâncias desse ineditismo”.

Para o general, a culpa é da crise é do Supremo: “Nós estamos lidando com algumas atitudes que fogem das quatro linhas que o presidente tem se referido e nos coloca em expectativa pelas decisões monocráticas”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here