InícioReligiãoIgrejaFesta de São Jorge ocorre nesta semana em Nova Iguaçu

Festa de São Jorge ocorre nesta semana em Nova Iguaçu

Publicado

Foto: Divulgação.

O mártir cristão São Jorge, da Capadócia, é o padroeiro oficial do Estado do Rio de Janeiro. A memória do soldado romano que morreu por sua fé em Jesus Cristo é celebrada no Rio de Janeiro mais do que em qualquer parte do Brasil. E uma das festas de São Jorge mais famosas do Rio de Janeiro é a da paróquia de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, no Centro de Nova Iguaçu.

As festividades de São Jorge na paróquia iguaçuana começam na próxima quinta-feira (20/04), véspera do feriado nacional de Tiradentes. Nos dias 21 e 23 de abril, a festa terá a “Noite Portuguesa”. No último dia da festa, dia 23, dia de São Jorge, acontecerá o “Angu do Guerreiro”, um grande almoço em homenagem ao santo.

Também no dia 23, ocorrerão missas pela manhã às 5h, 6h, 7h, 8h, 9h e 10h. De tarde também haverá missas, começando às 12h e depois 14h, 15h, 16h. Uma grande procissão ocorre a partir das 17h. De noite as missas ocorrerão às 19h e 20h.

A Igreja de São Jorge, no Centro de Nova Iguaçu, localiza-se na Rua Getúlio Vargas, 220. Para mais informações, o telefone da paróquia é (21) 2767-0170.

HISTÓRIA DE SÃO JORGE
Imagem: Tela de Johann Koenig.

São Jorge, um soldado que morreu como mártir durante as perseguições do Império Romano aos primeiros cristãos. Ele nasceu em 275, numa região outrora chamada de Capadócia. Hoje, esta região é parte da Turquia. O pai de Jorge era militar e faleceu numa batalha. Após a morte do pai, Jorge e sua mãe, chamada Lida, mudaram-se para a Terra Santa. Sua mãe possuía instrução e muitos bens. Assim, Lida conseguiu dar ao filho Jorge uma excelente educação.

Na juventude, Jorge decidiu segui a carreira das armas, que combinava com seu temperamento naturalmente combativo. Rapidamente se tornou capitão do exército romano. Jorge tinha grandes habilidades com as armas e muita dedicação. Por suas qualidades, o Imperador Diocleciano deu a ele o título nobre de conde da Capadócia. Com apenas 23 anos, Jorge passou a morar na alta corte de Nicomédia. Nesse tempo, ele exerceu o cargo de Tribuno Militar.

Conversão e morte de São Jorge

Quando sua mãe faleceu, Jorge recebeu a herança que lhe cabia e foi enviado para um nível mais alto ainda: a corte do imperador. Lá, conheceu mais de perto a crueldade com que os cristãos eram tratados pelo império romano. Isso mexeu com ele, que já conhecia o cristianismo por causa da influência de sua mãe e da Igreja em Israel. Então, ele deu um primeiro passo de fé: distribuiu todos os seus bens aos pobres. Mesmo sendo membro do alto escalão do exército, ele quis a verdadeira salvação prometida pelo Evangelho que ele já conhecia.

Porém, o imperador tinha outros planos. Ele desejava eliminar os cristãos. Assim, no dia em que o senado confirmaria o decreto do imperador que autorizaria a eliminação dos cristãos, Jorge levantou-se na tribuna e se declarou espantado com esta decisão, que julgava absurda. Ele ainda disse diante de todos que os romanos é que deveriam assumir o cristianismo em suas vidas. Todos ficaram muito surpresos quando ouviram palavras como essas vindas da boca de um membro da suprema corte de Roma.

Questionado por um cônsul sobre a razão dessas palavras, Jorge respondeu-lhe que estava dizendo aquilo porque acreditava na verdade e, por ser esta a verdade, a defenderia a todo custo. Mas, “o que é a verdade? ”, perguntou o cônsul. Jorge respondeu: “A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade“.

O imperador tentou obrigá-lo a desistir da fé cristã. Para isso, o submeteu a sessões de torturas violentas e terríveis. Assim, depois de cada tortura, Jorge era levado de volta ao imperador. Este lhe perguntava se, depois da tortura, abandonaria a fé cristã. Jorge, porém, reafirmava sua fé, cada vez com mais coragem. Muitos romanos ao presenciarem estes fatos, tomaram as dores de Jorge, até mesmo a própria esposa do imperador, que, mais tarde, se converteu à fé em Jesus Cristo.P

Percebendo que não conseguiria dissuadir Jorge de sua fé, Diocleciano mandou que ele fosse degolado. Era o dia 23 de abril do ano 303. O martírio ocorreu na cidade de Nicomédia, na Ásia Menor.

Devoção a São Jorge

Os cristãos recolheram o corpo de São Jorge e veneraram seus restos mortais como relíquias. Tempos depois, os cristãos levaram as relíquias de São Jorge para a antiga cidade de Dióspolis, onde ele crescera. Lá, seu corpo foi sepultado. Anos mais tarde o primeiro imperador cristão chamado Constantino, conhecendo a história de São Jorge, mandou que fosse construído um oratório. Sua intenção era que a devoção a São Jorge se espalhasse por todo o império.

Por volta do século V, já se contavam cinco igrejas dedicadas a São Jorge na capital do império no Oriente, chamada Constantinopla. Mais tarde, no vizinho país do Egito, foram construídas quatro igrejas e mais quarenta conventos dedicados a São Jorge. São Jorge passou a ser venerado como sendo dos maiores santos da Igreja Católica em várias regiões como na Armênia, em Bizâncio e no Estreito de Bósforo, na Grécia.

Atualmente, São Jorge é padroeiro de países como Inglaterra, Portugal, Geórgia, Lituânia, Sérvia, Montenegro e Etiópia. Também é o padroeiro de cidades como Londres, Barcelona, Genova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo, Moscou e Beirute.

Últimos Artigos

Confusão na UPA de Comendador Soares: Homem Ameaça e Agride Pacientes em Nova Iguaçu

Na noite desta quarta-feira (20/11), uma confusão na UPA de Comendador Soares, localizada em...

Mauro Cid prestará novo depoimento nesta semana

O tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, prestará...

Morre Agnaldo Rayol

O cantor Agnaldo Rayol morreu nesta segunda-feira (04/11) aos 86 anos. Rayol sofreu uma...

Tribunal do Juri condena assassinos de Anderson Gomes e Marielle Franco

O 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou nesta quinta-feira (31/10) os...

Mais notícias

Confusão na UPA de Comendador Soares: Homem Ameaça e Agride Pacientes em Nova Iguaçu

Na noite desta quarta-feira (20/11), uma confusão na UPA de Comendador Soares, localizada em...

Mauro Cid prestará novo depoimento nesta semana

O tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, prestará...

Morre Agnaldo Rayol

O cantor Agnaldo Rayol morreu nesta segunda-feira (04/11) aos 86 anos. Rayol sofreu uma...