Celebração mais antiga da história da Baixada Fluminense, a Festa de Santo Antônio completa 160 anos em 2023. Celebrada desde 1863, a festa popular em memória do santo português começa nesta sexta-feira (09/06) e vai até terça-feira (13/06), feriado municipal.
Mas não é apenas na Catedral, localizada no Centro do município, que tem festa do padroeiro. No bairro da Prata, onde também há uma paróquia do “Santo Casamenteiro”, também haverá festejos pelo exemplar cristão falecido no seculo XIII.
Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, em texto escrito no ano de 2022, explicou o contexto religioso e de fé da celebração a Santo Antônio na diocese:
“O religioso e o popular se mesclam porque o Evangelho é bem assim. A doutrina cristã não é uma gnose que ilumina o pensamento de uns poucos privilegiados, mas semente de vida nova para todos. Assim, quando acolhida, é capaz de renovar as relações para com Deus, com si próprio e com as outras pessoas, gerando uma nova compreensão de fraternidade, fundada na filiação divina”.
Dom Gilson no mesmo texto ainda ressaltou o exemplo dado em vida por Santo Antônio, como forma de iluminar as nossas ações diárias: “Santo Antônio, na obediência ao seu estado de vida, deu de si mais do que pensava poder dar, porque quando uma pessoa se deixa levar pela ação de Deus é capaz de oferecer o que só Deus pode dar. Importa na vida, portanto, deixar-se guiar pela força do Espírito de Deus para que as Suas maravilhas continuem acontecendo na vida da humanidado”.
Santo Antônio foi frei franciscano português, largou o conforto de uma família bem posicionada socialmente pela vida de serviço e evangelização. Homem de muita oração, se tornou santo por dedicar toda a sua vida para os mais pobres e para o serviço de Deus. Diversos fatos marcaram a sua vida, mas em especial há de se destacar a devoção a Maria. Em sua pregação, em sua vida a figura materna de Maria estava presente.
Confira abaixo a programação completa das paróquias de Santo Antônio:
___
Com informações da Diocese de Nova Iguaçu.