O ex-deputado federal Dr. Fernando Gonçalves foi absolvido na ação à qual respondia no Tribunal Federal da 1ª. Região, em Brasília. A denúncia decorrente da Operação Sanguessuga acusava Fernando Gonçalves de mau uso do dinheiro público na compra de ambulâncias.
O então deputado destinou emenda para vários municípios da Baixada para compra de ambulâncias. Apesar dos deputados federais não serem responsáveis pelas negociações com o dinheiro das emendas parlamentares que destinam, o Ministério Público incluiu seu nome na ação penal.
– Foram quinze anos carregando uma culpa que não tenho, sendo acusado de corrupção após cinco mandatos limpos e de muito serviço pela Baixada Fluminense, disse Gonçalves. E completou: – Estou limpo, como sempre fui. E agora com a declaração da Justiça e a prova da grande injustiça que foi feita com meu nome.
CARREIRA POLÍTICA
Fernando Gonçalves exerceu de 1990 a 2006 cinco mandatos parlamentares, todos pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Durante estes mandatos foi coordenador da bancada federal da Baixada Fluminense e responsável por milhões de reais em obras de infraestrutura na região.
Como parlamentar, foi autor do projeto de lei que determinou a doação de órgãos em casos de morte cerebral, transformou o Hospital da Posse em hospital universitário, levou para Mesquita a Unidade Mista de Jacutinga e articulou para que a cidade recebesse obras do programa Baixada Viva e para Nova Iguaçu a escola técnica federal de Santa Rita, que hoje também abriga cursos universitários do CEFET. Em 2003, foi eleito pelo DIAP um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.
O PRESENTE E O FUTURO
A última eleição disputada por Fernando Gonçalves foi em 2018. Nela concorreu a deputado estadual pelo PSL a convite do atual Presidente Jair Bolsonaro, não tendo sido eleito por conta da impugnação de sua candidatura em função do processo ao qual respondia do qual agora foi absolvido.
Questionado pela reportagem sobre o futuro, Fernando Gonçalves, respondeu: “Faço política com romantismo. Creio muito no meu Presidente, pois convivi com ele muitos anos e sei do seu caráter, sei do seu compromisso com o seu povo. Quanto a Nova Iguaçu não tenho dúvida que pode muito mais. Mesquita ainda não teve um prefeito que justificasse sua emancipação. Nem mesmo o Hospital São José tem mais. Este que foi durante anos o melhor hospital de toda a Baixada”.