Após a exposição de ataques do ministro da Justiça Flávio Dino contra as urnas eletrônicas feita na segunda-feira (03/07), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG) voltou a expor o ministro nesta terça-feira (04/07). Nikolas publicou um vídeo em que Dino ataca o sistema eleitoral na eleição de 2010, quando perdeu a disputa pro Governo do Estado para Roseana Sarney (PMDB/MA).
Dino disputou aquela eleição pelo Partido Comunista do Brasil e ficou em segundo lugar, mais de 20 pontos percentuais atrás da vencedora. No vídeo, podemos ver Dino justificando a derrota com acusações de fraudes de todos os tipos, em flagrante ataque ao sistema eleitoral.
Assista ao vídeo abaixo:
ATAQUES ÀS URNAS ELETRÔNICAS
Conforme mostramos, na segunda-feira (03/07), Nikolas publicou as afirmações de Dino de que as urnas seriam facilmente fraudáveis.
A opinião de Flávio Dino sobre a vulnerabilidade das urnas eletrônicas ocorreu em ocasiões diferentes e em anos diferentes. Há duas mensagens de 2012, uma de 2009 e uma de 2013.
Na mensagem de 2009, Dino diz que é necessária uma auditoria nas urnas eletrônicas. Em maio de 2012, o atual ministro da Justiça chama atenção sobre a facilidade de alterar o resultado das urnas. Em agosto do mesmo ano, Dino pediu atenção para observações de um professor da Universidade de Brasília sobre a vulnerabilidade do equipamento. E em novembro de 2013, Dino afirma que teve a comprovação científica de que as urnas “são extremamente inseguras e suscetíveis a fraudes“.
Veja as mensagens de Dino publicadas por Nikolas Ferreira: