O coordenador da transição, Geraldo Alckmin, nomeou nesta quarta-feira (16/11) os integrantes do grupo de trabalho de relações exteriores. Entre os membros está Monica Valente (foto), secretária executiva do Foro de São Paulo.
O Foro de São Paulo é uma organização criada por Lula da Silva e pelo ditador cubano Fidel Castro em 1991. Segundo o próprio estatuto do Foro de São Paulo, o objetivo da organização é reconstruir na América Latina o que se perdeu no Leste Europeu com o fim das repúblicas socialistas soviéticas, satélites da Rússia comunista.
Compõem a organização grupos paramilitares, ditadores, políticos e partidos políticos de esquerda da América Latina. Monica Valente esteve no encontro do Foro realizado em Caracas em 2019, onde defendeu, na ocasião, a revolução bolivariana de Hugo Chávez e a ditadura de Nicolás Maduro.
Outro integrante do grupo de trabalho de relações exteriores é Romênio Pereira, secretário de relações internacionais do PT. Ele foi o responsável pela mensagem de felicitação ao ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e sua esposa, Rosario Murillo, pela vitória na falsa eleição de 2021 no país.