O blog O Antagonista revelou nesta segunda-feira (03/10) que a diretora do Datafolha, Luciana Chong, afirmou na Globonews que Bolsonaro ganhou 10,6 milhões de votos nas últimas horas antes da eleição.
A empresa de Chong, do Grupo Folha, e o IPEC, antigo IBOPE, informaram na véspera do primeiro turno que a diferença de Lula da Silva (PT) para Jair Bolsonaro (PL) chegava a 14 pontos percentuais, o que foi desmentido pelo resultado eleitoral, cuja diferença entre os candidatos foi de 5 pontos.
Segundo Chong, a diferença entre pesquisas e os resultados na urna foi resultado de um “movimento de última hora [favorável] para Bolsonaro [com migração] de votos de Ciro [Gomes], Simone [Tebet], brancos e nulos”.
Diz O Antagonista que “fazendo uma conta de padaria com os resultados eleitorais, verifica-se que 1% equivale a cerca de 1,18 milhão de votos. Para ser verdade, a redução de nove pontos na diferença para Lula (de 14 para 5) significa que Bolsonaro teria que ter recebido dos eleitores de Ciro, Tebet e brancos/nulos nada menos que 10,6 milhões de votos do dia para a noite — literalmente”.
E completou o blog: “Vai ver foi o vídeo de Neymar que operou esse milagre da conversão maciça do eleitorado”.