CPI da COVID – Entenda o que pode acontecer

3
4433
O Presidente do Senado Rodrigo Pacheco, afrontado pela decisão do STF. Foto: EBC.

EDITORIAL

O Supremo Tribunal Federal através do ministro Luís Roberto Barroso mais uma vez usurpou a função de outro poder e determinou a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito no Senado Federal. A decisão exige que se acolha o pedido dos senador Alessandro Vieira e Jorge Kajuru (ambos do Cidadania) para que se investigue a gestão da crise da pandemia de COVID-19 no país.

Analistas receberam essa notícia com a convicção de que se trata de um golpe para atingir Jair Bolsonaro. De fato, a intenção de Barroso e de muitos senadores é essa. Com uma CPI é possível criar muito desgaste contra quem quer que seja, tenha culpa ou não o alvo da intriga.

A CPI será aberta por decisão do ministro Barroso, do STF, na foto com seu guru, o médium João de Deus. Foto: Reprodução da Internet.

Mas essa CPI é apenas mais uma das muitas tentativas de minar o governo Bolsonaro. Os prejudicados pela chegada de Bolsonaro no poder não dão um passo que não seja no propósito de derrubar o presidente que jogou uma bomba atômica nos interesses pessoais e de grupos junto ao Poder Executivo.

O que a CPI da COVID pode fazer contra Bolsonaro é gerar desgaste. E isso já fazem todos os dias os muitos inimigos do presidente na imprensa, no parlamento e nas corporações prejudicadas por ele.

Para a CPI atingir Bolsonaro fatalmente teria que encontrar problemas que não vão encontrar na gestão de Pazuello como corrupção e omissão criminosa. Ainda que a imprensa tenha repetido que Pazuello tenha feito o diabo na Saúde, a mentira não tem o poder de se transformar em fatos.

Outro problema para a CPI é que se ela for muito fundo, vai atingir governadores e prefeitos, personagens muito influentes no Senado Federal. E a intenção da comissão não é procurar culpados verdadeiros, mas inventar falsos.

Além disso, há outro ponto a considerar: ao impor ao Presidente do Senado o que ele deveria fazer, Barroso e o STF o afrontaram e, certamente, conquistaram a antipatia de Rodrigo Pacheco para com a comissão. E a má vontade do presidente da casa não ajuda muito os trabalhos de uma CPI.

O que a CPI vai produzir é oportunidades para que figuras com Randolfe Rodrigues, Álvaro Dias e Humberto Costa possam fazer seus showzinhos particulares e ficar imputando a Bolsonaro responsabilidades que ele não tem. O povo não vai dar atenção a isso, mesmo com o circo ocupando todo o Jornal Nacional e a programação da GloboNews e da CNN Brasil.

O que o povo quer é vacina e emprego. E isso o Governo Federal está se esforçando para conquistar.

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here