Comunista radical é eleito presidente do Peru

0
1759
O presidente eleito Pedro Castillo. Foto: Divulgação/Campanha Pedro Castillo Presidente.

Com quase 100% das urnas apuradas, o candidato Pedro Castillo está eleito presidente da República do Peru em uma eleição disputada voto a voto. Com mais de 99% das urnas apuradas, Castillo tem 50,25% dos votos contra 49,75% de Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori.

Keiko Fujimori esteve a frente na apuração até os 93% das urnas apuradas, quando Castillo a ultrapassou. Imediatamente a cotação do dolar disparou por conta de uma corrida de peruanos às casas de cambio, informou a rede de TV peruana Meganoticias.

Comércio está com vitrines protegidas em Lima desde segunda-feira com medo de militantes comunistas. Imagem: Reprodução da TV.

A emissora também relatou que por medo da reação dos apoiadores do comunista em caso de derrota, os comércios da capital Lima amanheceram com proteções em suas vitrines.

Após a posse de Castillo, a América do Sul terá quatro presidentes radicais de esquerda – Argentina, Bolívia, Peru e Venezuela.

Embora a proclamação do resultado oficial ainda não tenha sido feita, o candidato comunista já discursou se autoproclamando o vencedor, uma vez que seria necessário que quase a totalidade dos votos a serem apurados tenham sido dados à candidato Keiko Fujimori.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here