O deputado federal e presidente do partido União Brasil, Luciano Bivar (PE), desistiu de sua pré-candidatura à Presidência e tentará a reeleição. No acordo pela desistência, Bivar receberá em troca o apoio da federação formada por PT, PCdoB e PV para disputar Presidência da Câmara em 2023.
A negociação aconteceu em um almoço nesta sexta-feira (29/07) que teve a presença de Luciano Bivar e do ex-líder do governo no Senado Fernando Bezerra Coelho e outros integrantes do MDB em Pernambuco.
O ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), filho de Fernando Bezerra, terá o apoio do PT para o Governo de Pernambuco. Especula-se que o PT também deve abrir mão da candidatura ao Governo da Bahia e apoiar ACM Neto. Mas ainda não há confirmação.
Curiosamente, a força de Luciano Bivar está no tempo de TV e no fundo partidário e eleitoral de seu partido, força conquistada pela onda Bolsonaro em 2018 para o PSL, que se fundiu ao DEM e formou a União Brasil. Além de Bivar, o Senador Fernando Bezerra, que participou da negociação, foi líder do Governo Bolsonaro no Senado.
O PT também tenta as desistências de André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) e seus apoios ainda no primeiro turno.