Após o comportamento parcial dos apresentadores do Jornal Nacional revelar que não haverá respeito e isonomia da imprensa para sua candidatura em relação às demais, Jair Bolsonaro decidiu não comparecer a nenhum debate no primeiro turno. Sua assessoria já tem comunicado as emissoras de TV sobre o cancelamento das agendas.
A exposição de Bolsonaro nos debates, sujeito aos ataques dos adversários e à parcialidade odos mediadores seria contraproducente. Bolsonaro tem avançado nas pesquisas, subindo aos poucos, enquanto Lula permanece estagnado e parece ter atingido seu teto.
Nesta quarta (24/08), pesquisa do Instituto Paraná mostrou novo crescimento do presidente, com redução da distância para menos de 5 pontos percentuais (41,7% a 37%). A aprovação do governo também subiu.
Além disso, com a expectativa da queda no preço dos alimentos nas próximas semanas, após a redução dos combustíveis e o começo da campanha na TV e no rádio, a importância dos debates diminui e pode mais atrapalhar que colaborar.