Morreu nesta quinta-feira (30/12) a escritora Lya Luft. Lya faleceu em sua casa em Porto Alegre aos 83 anos. A escritora foi dignosticada com um melanoma – tipo de câncer de pele – no último mês de maio, e que já produzira mestástase. No dia 21 de dezembro ela foi liberada pelos médicos para ficar em casa com a família.
A informação de seu falecimento foi dada la Academia Riograndense de Letras: “Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias”, disse o presidente Rafael Bán Jacobsen.
Lya Luft foi uma das principais escritoras e tradutoras do País. Nascida em Santa Cruz do Sul em 15 de setembro de 1938, Lya produziu uma obra que conta com 31 títulos de vários gêneros literários como romances, poemas, contos, crônicas, ensaios, infantil, livro de memórias. Algumas de suas obras mais conhecidas são ‘Pensar É Transgredir’, ‘As Coisas Humanas’, ‘Canções De Limiar’ e ‘O Tigre na Sombra’.
Lya deixa o marido, o engenheiro Vicente de Britto Pereira, os filhos Susana, Pedro, além de sete netos e netas. Ela será velada em uma cerimônia íntima, restrita a familiares, e depois cremada.