Jair Bolsonaro apontou neste sábado (11/12) a omissão dos governadores Rui Costa, da Bahia, e Romeu Zema, de Minas Gerais, em solicitar apoio do governo federal aos municípios atingidos por fortes chuvas nos últimos dias.
As tempestades geradas por um ciclone provocaram tragédias principalmente a região sul da Bahia, deixando famílias desabrigadas, pessoas desaparecidas e mortas.
“Tivemos há aproximadamente 48 horas uma catástrofe no sul da Bahia e norte de Minas. Em torno de 55 municípios foram atingidos, com enchentes, destruição de obras viárias. De imediato determinamos ao ministro Rogério Marinho e João Roma para assumir a vanguarda do que pode ser feito para os nossos irmãos, bem como também o ministro Braga Netto”, disse Bolsonaro.
“O Exército já fez um levantamento sobre o que aconteceu na área. Estamos prontos a colaborar. Precisamos ser provocados pelos respectivos governadores e prefeitos”, completou.
O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu que 17 municípios baianos e 32 mineiros estão em situação de emergência por conta das fortes chuvas. Mas é preciso haver solicitação dos governos estaduais para agir.