A polícia dos EUA informou na manhã desta quarta-feira (13/09) que capturou Danilo Cavalcante, o brasileiro fugitivo que vinha sendo caçado pelas autoridades. Danilo era procurado desde 31 de agosto após fugir da cadeia do condenado de Chester, no estado da Pensilvânia. Uma coletiva dará mais detalhes do caso ainda nesta quarta.
A caçada pelo elemento estava no seu 14º dia nesta quarta-feira. Condenado à prisão perpétua por matar a facadas sua ex-namorada, a maranhense Déborah Brandão, o bandido fugiu da prisão escalando as paredes. Desde então, passou a ser alvo de uma busca que reuniu diversos órgãos de segurança do país.
Além das buscas, a polícia oferecia recompensa pela captura dele. O prêmio estava em US$ 25 mil, cerca de R$ 123 mil. Na terça-feira (12/09), autoridades locais disseram que o fugitivo estava armado com um rifle. Além disso, fora montado um cerco na região de Ridge Road, Coventryville Road e Daisy Point Road, onde ele foi visto por moradores, na segunda (11/09).
A mãe de Danilo, Iracema Cavalcante defende que, mesmo armado, o filho “não representa uma ameaça para ninguém”. Ela confessou que já perdia as esperanças e que vê o “filho como morto”. Veja o passo a passo desde a fuga de Danilo da prisão.
EVASÃO DO SISTEMA
No dia 31 de agosto, o criminoso se aproveitou de um instante de desatenção dos vigilantes, escalou uma parede do presídio e fogiu. Para deixar de vez a prisão, ele ainda precisou superar uma cerca feita de arame farpado. Além disso, ainda pelo telhado da instituição, conseguindo chegar à parte externa, de onde fugiria.
REGISTRO DE CÂMERA
Posteriormente, em 2 de setembro, pela primeira vez uma câmera de segurança registrou imagens de Danilo. As imagens mostravam ele caminhando pela Wawaset Road, em Pocopson Township, nas redondezas do presídio.
MENSAGEM DA MÃE
Ainda sem indícios do paradeiro de Danilo, as autoridades dos Estados Unidos decidiram, no dia 04 de setembro, reproduzir, em áudio, uma mensagem da mãe de Cavalcante. Ela enviou uma mensagem em português apelando para que ele se entregasse.
Helicópteros e carros passaram a busca-lo por Pocopson Township tocando a gravação. Pela noite, ele voltou a ser flagrado por uma câmera em Longwood Gardens.
RIFLE
De acordo com o tenente-coronel George Bivens, um dos responsáveis pela operação de busca, Cavalcante conseguiu roubar um rifle na garagem de uma casa da região. Isso ocorreu na noite de segunda-feira (11/09), a cerca de 32 quilômetros da prisão de onde ele fugiu.
CHEGANDO PERTO DO ALVO
As últimas pistas que fizeram a polícia fechar o cerco e checar mais perto do brasileiro fugitivo foram:
- Pegadas “idênticas” às dos sapatos que Cavalcante usava na prisão;
- O caminho até uma área de floresta que ele provavelmente fez após roubar um rifle na porta da garagem de uma casa na cidade de South Coventry, a cerca de 32 quilômetros da prisão de onde fugiu;
- A rota de fuga não-linear. Ainda de acordo com a polícia, Cavalcante começou caminhando em direção ao sul da Pensilvânia, mas agora anda em direção ao norte.
A operação durou 14 dias e recebeu críticas pela demora em encontrar o fugitivo dentro de um perímetro de poucos quilômetros. Contudo, o tenente-coronel George Bivens negou que a operação tenha demorado para além do normal.
O militar disse que a tática foi cercar o brasileiro e “estressá-lo” até que ele ficasse sem rumo para uma captura mais fácil.
_____
Em seguida, leia também:
Petistas protestam contra Bolsonaro na porta de um hospital
Saiba quem são os quatro primeiros réus do 08 de janeiro que serão julgados