O diretor teatral Aderbal Freire Filho morreu nesta quarta-feira (09/08) aos 82 anos, no Rio de Janeiro (RJ). Aderbal era marido da atriz Marieta Severo. A causa da morte ainda não foi revelada.
Ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana.
Aderbal Freire Filho nasceu em Fortaleza (CE) e começou a carreira artística aos 13 anos, ao atuar em grupos de teatro. Embora tenha se formado em direito na capital do Ceará, não prosseguiu na carreira.
Ele começou a carreira teatral em grupos amadores de teatro na década de 50. Estreou como ator em Diário de Um Louco, encenado dentro de um ônibus que percorreu as ruas do Rio de Janeiro.
A primeira vez que dirigiu uma peça – O Cordão Umbilical – foi em 1972. Porém, seu primeiro grande sucesso profissional veio no ano seguinte, no monólogo Apareceu a Margarida, estrelado por Marília Pêra.
Entre as peças escritas por ele estão Lampião, Rei Diabo do Brasil (1991), No Verão de 1996 (1996), Xambudo (1998), Isabel (2000) e Depois do Filme (2011).
Em 2020, sofreu um AVC hemorrágico e precisou ficar hospitalizado por mais de 70 dias. “Minha vida atualmente tem sido de casa para o hospital e do hospital para casa”, contou Marieta, sua esposa, na época.
Aderbal Freire Filho e Marieta Severo estavam juntos desde o início dos anos 2000. Antes, Marieta fora casada com o compositor Chico Buarque de Holanda.
_____
Leia também:
- Muito além de tirar fotos: outras funções da câmera do iPhone
- Helicóptero da Marinha cai no entorno do DF
- Testemunha do Caso Marielle, ex-vereador morre executado
- DREX, moeda digital brasileira, é apresentada pelo BC; entenda
- WhatsApp anuncia compartilhamento de tela em chamadas de vídeo