A rebelião do Grupo Wagner contra Vladimir Putin e o governo russo tem movimentado o noticiário neste sábado (24/06) no Brasil e no mundo. A situação na Rússia tem captado a atenção de todo o planeta e trazemos para o leitor um resumo para que compreendam melhor o que está acontecendo.
- O Grupo Wagner é uma organização de mercenários ligada ao governo russo que vem apoiando a invasão da Rússia na Ucrânia desde 2014.
- Mercenários são indivíduos que trabalham ou lutam em uma guerra ou conflito somente por dinheiro ou pelas vantagens que lhe são oferecidas, sem vínculo à causa ou à nação ao lado da qual atua.
- O líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhi, acusou o Ministério da Defesa da Rússia de promover um ataque contra a própria organização, que teria matado diversos integrantes do Wagner.
- Prigozhi prometeu retaliação e disse que seus homens atravessaram a fronteira da Rússia, deixando a Ucrânia.
- O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu tomar medidas firmes contra a “ameaça mortal” representada pela rebelião armada do grupo e afirmou que não permitirá que ocorra outra guerra civil na Rússia.
- As autoridades russas afirmaram que vão investigar Prigozhi por suspeita de organizar uma rebelião armada.
- A situação gera tensão militar e política na Rússia e pode ter repercussões na guerra na Ucrânia.