O Paraguai tem novo presidente. O liberal Santiago Peña, de 44 anos, foi eleito com ampla vantagem neste domingo (30/04). Antes mesmo dos 75% dos votos apurados, Peña estava eleito. Ele é o candidato do Partido Colorado, do atual presidente Mario Abdo.
Em segundo lugar ficou Efraín Alegre, que formou uma coalizão que reuniu o centro e a esquerda, e em terceiro, o populista Payo Cubas. O ex-goleiro da seleção paraguaia, Chilavert teve 1% dos votos. Ele foi candidato pelo Partido da Juventude.
Peña defende políticas liberais na economia para estimular empreendedores, atrair investimentos, assim como redução da dívida do Estado por corte de gastos.
No Twitter, o presidente eleito agradeceu aos seus eleitores: “Obrigado a cada um de vocês”.
O atual presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez cumprimentou o eleito nas redes sociais e agradeceu o povo paraguaio pelas eleições ordeiras: Parabéns ao povo paraguaio pela grande participação nesta jornada eleitoral e ao presidente eleito Santiago Peña”, disse Marito.
O ex-presidente argentino, Mauricio Macri cumprimentou o presidente eleito pelo Twitter.
A vitória de Peña é uma derrota para o comunismo na região. O Paraguai segue sendo um dos poucos países da América Latina que não são governados por partidos ligados ao Foro de São Paulo/Grupo de Puebla.