A militância petista que foi acompanhar a posse de Lula na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, passou grandes dificuldades neste domingo (1°/01) com a desorganização combinada ao intenso calor. Foram inúmeros casos de problemas de saúde durante o evento.
O Corpo de Bombeiros informou que até as 18h cerca de 160 pessoas foram atendidas “por mal súbito, sede e calor excessivos, pressão alterada, dor de cabeça e glicemia baixa”.
Embora não tenha sido um público maior que em outros eventos, as pessoas reclamaram da insuficiência de banheiros e falta de água para beber. Para refrescar o público, bombeiros chegaram a lançar jatos d’água.
O acesso ao local também foi marcado pela desorganização. Por volta das 13h, a Polícia Militar do Distrito Federal teve de fechar o acesso dos apoiadores de Lula à Praça dos Três Poderes, apesar do espaço ter sido ocupado apenas pela metade.
No evento musical que sucedeu à posse também houve problemas pela falta de água para beber, pois inicialmente a organização proibiu a entrada dos trabalhadores ambulantes.