O cenário que antecede a votação do segundo turno é de grande divergência entre as empresas de pesquisa. No primeiro turno, empresas como Datafolha e IPEC, contratadas da TV Globo, cometeram grandes erros. Elas mostravam vantagem expressiva de Lula contra Jair Bolsonaro, na ordem de 15 pontos percentuais, mas o resultado final foi de apenas 5% a mais para Lula.
Dado o poderio da emissora, a divulgação destes institutos pela TV Globo acaba sendo tomada como referência, mesmo a despeito do histórico de grandes erros no currículo dessas empresas. Muitos eleitores ignoram os percentuais apresentados por outros institutos, tanto a favor de Bolsonaro, quanto a favor de Lula.
O Nova Iguaçu 24h organizou os índices de intenção de voto divulgados por diversos institutos até a manhã desta sexta-feira (28/10) para que o eleitorado tenha um panorama do que vem sendo levantado pelas diversas empresas.
LEVANTAMENTOS COM CENÁRIO FAVORÁVEL A JAIR BOLSONARO (PL)
Brasmarket: Bolsonaro 53,6% x Lula, 46,4%
Veritá: Bolsonaro 51,4% x Lula 48,6%
GERP: Bolsonaro 52% x Lula 48%
IFP: Bolsonaro 51,61% x Lula 48,39%
Futura: Bolsonaro 50,3% x Lula 49,7%
LEVANTAMENTOS COM CENÁRIO FAVORÁVEL A LULA DA SILVA (PT)
Paraná: Lula: 50,2% x Bolsonaro: 49,8%
Datafolha: Lula: 53% x Bolsonaro: 47%
IPEC: Lula: 54% x Bolsonaro: 46%
IPESPE: Lula: 53% x Bolsonaro: 47%
Quaest: Lula: 53% x Bolsonaro: 47%