O presidente russo Vladimir Putin afirmou nesta sexta-feira (16/09) que ainda não planeja mudanças nas operações militares da Rússia na Ucrânia, apesar da retirada russa na região de Kharkiv: “Não estamos com pressa… não há mudanças“
“O plano não está sujeito a ajustes“, destacou Putin aos repórteres rm evento no Uzbequistão. “As nossas operações ofensivas no Donbass em si não pararam. Estão avançando em ritmo lento… e o exército russo está a ocupar territórios cada vez mais novos“, disse Putin.
Moscou tem sido condenada internacionalmente por invadir a Ucrânia desde o início do conflito, mas Putin recusa a culpa pelo conflito.
“Infelizmente, a liderança da Ucrânia anunciou a sua rejeição do processo de negociação, e declarou que quer alcançar os seus objetivos por meios militares, no campo de batalha“, disse Putin.
Nesta quinta (15/09), o Presidente Zelensky, da Ucrânia, afirmou que “a Rússia deixa apenas morte e sofrimento. Assassinos. Torturadores“. O líder ucraniano fez a declaração após valas comuns com mais de 440 corpos serem descobertas em Izium.