Fundado há 137 anos, o Liceu Coração de Jesus, na região central de São Paulo, informou que irá encerrar sua trajetória. Localizado próximo à Cracolândia, a instituição padece há décadas com problemas de segurança que tem afastado alunos.
O fim da escola foi anunciado às famílias dos alunos no começo desse mês. As atividades terão continuidade apenas até o fim do ano letivo. A partir do ano que vem, o local servirá apenas para as atividades sociais, uma creche conveniada com a Prefeitura de São Paulo e um abrigo para catadores de recicláveis, além da igreja paroquial que há junto ao colégio.
Uma das mais tradicionais instituições de ensino do país, o Liceu Coração de Jesus foi fundado em 1885 com o incentivo da Princesa Isabel. O colégio já chegou a ter mais de 3.000 alunos e ofereceu até mesmo cursos de graduação, mas há cerca de 20 anos sofre com a insegurança do local.
O colégio tem atualmente menos de 200 alunos matriculados, todos no ensino fundamental (do 1º ao 9º ano). Com o medo das famílias, a escola já não tinha mais turmas de educação infantil e ensino médio.
A situação da região da Cracolândia se agravou durante a gestão de Fernando Haddad (PT) na Prefeitura de S. Paulo, quando instituiu o programa Braços Abertos, mais conhecido como “Bolsa Crack”, que acabava por estimular a presença na Cracolândia com a oferta de vantagens aos usuários da droga como trabalho, alimentação e teto, o que não era oferecido a moradores de rua que não eram usuários.