A ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, protestou nesta segunda-feira (04/04) contra uma declaração em tom de deboche do petista Lula da Silva sobre a guerra da Ucrânia e a atuação do presidente ucraniano no conflito. A fala de Lula foi feita diante de uma claque em um evento do Foro de São Paulo (atualmente chamado Grupo de Puebla) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na semana passada.
Lula afirmou na ocasião que, se o conflito fosse no Brasil, tudo seria resolvido “tomando cerveja”. Além do tom debochado, a declaração também chocou pela abordagem vulgar para um tema de alta complexidade e que desafia as relações internacionais.
“A quem interessa essa guerra? A razão dessa guerra, por tudo que eu leio, que eu compreendo, que eu escuto, seria resolvido aqui no Brasil numa mesa tomando cerveja. Seria resolvido aqui se não na primeira cerveja, na segunda. Se não desse na segunda, na terceira. Se não desse na terceira, até acabar as garrafas a gente iria fazer um acordo de paz”, disse Lula.
“Que desrespeito do ex-presidente Lula com o povo ucraniano e com todos os esforços do Presidente Zelensky! Liberdade, Democracia e vidas, não se resolvem em uma mesa de bar”, protestou a ex-embaixatriz em uma rede social.
A invasão da Ucrânia pela Rússia chegou nesta segunda (04/04) ao seu 40º dia.